Fundada há 44 anos, CCIBJ terá Utilidade Pública de Curitiba

Declaração de Utilidade Pública Municipal reconhece a atuação das entidades sem fins lucrativos.

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) acatou projeto de lei para conceder a Declaração de Utilidade Pública à Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná (CCIBJ). A iniciativa foi aprovada em primeiro turno unânime, com 28 votos “sim”, e nesta quarta-feira (13), foi confirmada em segunda votação com 29 votos favoráveis. Agora, o projeto segue para sanção do prefeito para depois ser publicado e tornar-se Lei. Na sequência será expedido um diploma de Utilidade Pública. O autor, vereador Nori Seto (PP), explicou que a entidade foi fundada por um grupo de empresários nipo-brasileiros, há 49 anos, com o objetivo de estreitar as relações econômicas entre os dois países.

Neste período, continuou o autor, a CCIBJ auxiliou “no desenvolvimento do comércio e da indústria no Paraná por meio de investimentos japoneses na região”. “A instituição contribuiu com a atração e o apoio a empresas japonesas no estado como a Denso, a Sumitomo, a Sysmex, a Harima, a Furukawa e, mais recentemente, a Nissin Foods”, relatou.

“Mas foi a partir de 2019, na gestão do presidente Arata Hara e de sua diretoria, que a CCIBJ se desenvolveu ainda mais. Atraindo vários novos associados, fazendo novas parcerias, ressignificando o uso do Palácio de Hyogo [sede da entidade, na avenida Comendador Franco] e criando a Câmara Júnior que reúne uma nova geração de empreendedores”, ressaltou. Seto também falou do perfil diversificado de seus associados, da atuação da CCIBJ na promoção de parcerias diplomáticas e de acordos de cooperação, e das ações voltadas à preservação do meio ambiente e na área da responsabilidade social.

A votação foi acompanhada pelo presidente da CCIBJ, Arata Hara; pelos diretores Teichum Hiramatsu, Sidney Akira Ioshii e Guilherme Emmanuel; pelo presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão Júnior (CCIBJ Júnior), Denis Akira Ioshii; e pela presidente da Rede Nikkei do Paraná (REN-Paraná), Bruna Yucari Hara (014.00039.2023).

Confira o discurso do vereador Nori Seto, em defesa do projeto:

Hoje, trago para apreciação desse plenário, Projeto de Lei de minha autoria, que propõe a concessão do título de utilidade pública municipal, para a Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, que em alguns momentos vou chamar pela sigla: CCIBJ

Antes de iniciar gostaria de saudar os integrantes da diretoria da CCIBJ que estão aqui presentes, acompanhando essa votação.
(Citar os presentes)

Seja bem todos muito bem vindos.

A Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, foi fundada, em 1979, por um grupo de empresários nipo-brasileiros liderados pelo saudoso Deputado Federal Antonio Ueno, com o objetivo de estreitar e consolidar as relações comerciais e econômicas entre Brasil e Japão, visando auxiliar no desenvolvimento do comércio e da indústria no Estado do Paraná por meio de investimentos japoneses na região e nesses 44 anos vem realizando um um trabalho excepcional!!

A partir de 1996, sua sede passou a ser no Palácio de Hyogo que é a aquela construção em estilo japonês que fica na avenida comendador franco (Avenida das Torres)

A instituição contribuiu com a atração e apoio a empresas japonesas no estado do parana a denso, a Sumitomo, a Sysmex, a Harima, a Furukawa e mais recentemente a Nissim Foods.

Também fez inúmeras parcerias comerciais, diplomáticas e de cooperação, através dos tratados de coirmandade entre cidades do Estado do Paraná e da província de Hyogo como Maringá e Kakogawa, Londrina e Nishinomiya e Curitiba e Himeji.

Ou seja a CCIBJ sempre fez um trabalho importante para o desenvolvimento socio econômico e cultural do paraná e de contribuição com as relações bilaterais entre o Japão e o Brasil entre o Japão e o estado do parana e entre o Japão e a cidade de Curitiba.

Mas foi a partir de 2019, na gestão do presidente Arata Hara e sua diretoria, que a CCIBJ se desenvolveu ainda mais. Atraindo vários novos associados, fazendo novas parcerias, ressignificando o uso do Palácio de Hyogo e criando a Câmara Júnior que reúne uma nova geração de empreendedores e que ao lado da CCIBJ promove diversas atividades como palestras, eventos de network, webnarios, duas edições do Premio Nipo Brasileiro de Empreendedorismo Inovador, entre outros eventos, visando a capacitação e a troca de experiencia entre os empreendedores. A CCIBJ apoia diversas atividades como o kyudo (arco e flecha japones), ikebana, concurso de oratória em lingua japonesa e diversos outros eventos culturais

Também e de iniciativa da CCIBJ o projeto plantando cerejeiras e oportunidades 20.000 que prevê o plantio pés de sakura (cerejeiras). Ajudando com meio ambiente e a deixar nossa cidade ainda mais bonita.

A responsabilidade Social da CCIBJ: desenvolve atividades de cunho comunitário e filantrópico e também apoia as iniciativas realizadas por seus associados. Faz arrecadações para eventos de pascoa, dia das crianças e natal em especial para a comunidade da vila torres. Na época da pandemia distribuição de mascaras, álcool gel e butijão de gás.

A CCIBJ não é apenas uma das maiores instituições nipo-brasileiras de negócios do brasil, mas também um exemplo de diversidade e representatividade. Seus membros, são de variados em perfil, tamanho e setor, fortalecem a instituição, trazendo sustentabilidade e representatividade.
Reúne desde desde pequenos comércios que estão iniciando, ate empresas como CCM do Brasil, Fluipress, A. Yoshii Engenharia, Elco Engenharia, Farmácias Nissei, a Toyota Barigui, entre outras

Portanto, peço aos nobres colegas que reconheçam a importância da Câmara de Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, aprovando este projeto de lei. Ao fazê-lo, estaremos não só honrando essa instituição exemplar, mas também fortalecendo os laços entre o Brasil e o Japão, e promovendo o desenvolvimento econômico, social e cultural do Paraná e de Curitiba.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba