CCIBJ-PR realiza evento de boas-vindas ao novo Cônsul-geral do Japão em Curitiba

Yasuhiro Mitsui tem uma carreira exemplar na área diplomática, com atuação em países da África, Europa e Oriente Médio

Na última sexta-feira (12), representantes da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná (CCIBJ-PR) organizaram um jantar de boas-vindas ao novo Cônsul-geral do Japão em Curitiba, Yasuhiro Mitsui. O evento aconteceu no restaurante Veneza, em Curitiba.

Com vasta experiência na área diplomática, Mitsui já atuou como primeiro secretário da Embaixada do Brasil, Portugal, Moçambique, Líbano e El Salvador. Ele substitui o antigo Cônsul-geral do Japão em Curitiba e conselheiro honorário da Câmara, Keiji Hamada, que atuou na função durante os últimos três anos.

O presidente da CCIBJ-PR, Arata Hara, acredita que a mudança será essencial para a parceria de sucesso entre o Consulado Geral do Japão em Curitiba e a instituição. “Destaco que os excelentes resultados da parceria entre a CCIBJ e o consulado nos últimos anos e o histórico profissional apresentado em outros postos que ocupou nos levam a acreditar que fará um grande trabalho de aproximação entre o Brasil e o Japão na esfera social, cultural e econômica”, discursou.

A relação entre Mitsui e a CCIBJ-PR já é de longa data, segundo o diplomata. Ele teve a oportunidade de conhecer o antigo fundador da instituição Antônio Ueno em visita ao Japão. “Quando eu era o diplomata mais jovem da embaixada do Japão, a partir de 1991 até 1994, tive a experiência de conversar diretamente com o deputado Antônio Ueno. Sinto que Ueno esteja muito contente, sabendo que aquele menino se tornou o Cônsul-geral em Curitiba. Podem deixar que irei me esforçar para ocupar esse cargo”, relembrou 

A presidente da Rede Nikkei do Paraná (REN-Paraná) e vice-presidente da Câmara Júnior, Bruna Hara, destacou a importância do trabalho conjunto entre o Consulado e CCIBJ-PR. “Gostaria de enaltecer e ressaltar ao senhor que foi durante a gestão do senhor Arata Hara e com a criação da Câmara Júnior que houve a aproximação junto ao consulado, o que culminou na criação da REN-Paraná, cujo maior desafio é identificar e engajar novos líderes e empreendedores nikkeis”, comentou.

Na visão do presidente da Câmara de Comércio e Indústria Júnior (CCIBJ-Jr), Denis Ioshii, a parceria entre as instituições rende muitos frutos à CCIBJ-PR. “Estamos no quinto ano de existência da Câmara Júnior. E desde a nossa criação temos recebido um grande apoio vindo do Cônsul-Geral do Japão em Curitiba, principalmente, nas palestras e eventos como Networking e Empreendedorismo de Nikkeis Paraná e o Prêmio Nipo Brasileiro de Empreendedorismo Inovador”, disse.

O presidente da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba – Nikkei Curitiba, Everson Takayama, ressaltou os benefícios da união das instituições nikkeis. “Agradeço o convite da CCIBJ em participar dessa bonita recepção ao nosso novo amigo, o senhor Yasuhiro Mitsui. Só ao assumir a gestão da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba entendi a grandiosidade que representa a associação, assim como as parcerias que a gente tem junto à CCIBJ e outras entidades. Assim, nós vamos se unindo para sempre transmitir a tradição da cultura japonesa aqui na nossa cidade”

“Eu quero que saiba, cônsul Yasuhiro Mitsui, que a cidade de Curitiba te recebe com muita alegria e com os braços abertos e que o senhor pode contar com o apoio e a colaboração da CCIBJ-PR, do Instituto Cultural e Científico Brasil-Japão (ICCBJ), comunidade brasileira e Câmara Municipal de Curitiba”, ressaltou o vereador Nori Seto.

A recepção também contou com uma homenagem ao mais novo Cônsul-geral do Japão em Curitiba. Membros da CCIBJ-PR entregaram brindes que representam a cultura paranaense para Mitsui. O evento teve a participação do presidente do Conselho de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR), Adolfo Yoshiaki Sasaki, diretores da CCIBJ-PR, membros do Instituto Cultural e Científico Brasil-Japão (ICCBJ), integrantes da REN-Paraná, além de autoridades políticas e diplomáticas.