Embaixador do Japão no Brasil visita Palácio Hyogo em Curitiba

Teiji Hayashi esteve na sede da CCIBJ-PR para acompanhar obras de reestruturação do espaço e conhecer projetos da Câmara para o fortalecimento das parcerias entre empresas japonesas e brasileiras.

O embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, esteve no Palácio Hyogo, sede da Câmara de Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná (CCIBJ-PR) no dia 15 de março de 2022, em Curitiba. O evento integra agenda oficial de visitas às instituições ligadas ao governo japonês em território brasileiro e contou com número restrito de participantes por conta do protocolo da embaixada do Japão.

A delegação contou com a presença do Cônsul-Geral do Japão em Curitiba, Keiji Hamada, diretoria e associados da CCIBJ-PR. O grupo foi recebido pelo presidente da Câmara, Arata Hara, que agradeceu a presença do embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, da comitiva e demais presentes, assim como o apoio do Consulado do Japão na organização do evento.

Ao chegar, a delegação visitou o local onde estão parte das cinzas do fundador da CCIBJ-PR, Antônio Ueno. Em seguida participaram de hasteamento das bandeiras do Brasil, do Japão, do Estado do Paraná e da CCIBJ-PR, ao som dos hinos dos países orquestrados pela Banda da Polícia Militar. Em seguida, houve visita ao Palácio Hyogo para acompanhamento das obras de reestruturação do espaço, projeto que recebeu recursos da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), do governo da Província de Hyogo – Japão no Brasil e do Instituto Cultural e Científico Brasil Japão (ICCBJ).

Em discurso, Arata Hara destacou o apoio do Consulado, em especial do Cônsul-Geral Adjunto, Kazuu Wakaeda, pelo trabalho que permitiu o repasse de recursos da JICA para viabilizar a reforma do Palácio Hyogo. Hara informou que o projeto contou ainda com recursos financeiros do governo da Província de Hyogo – Japão no Brasil por meio do trabalho especial do diretor-presidente, Nobuyuki Nagata.

O presidente da CCIBJ-PR destacou ainda que esta obra teve também a contribuição do Instituto Cultural e Científico Brasil Japão, que na pessoa do presidente Hirofumi Nakagiri, também vice-presidente da Câmara, se responsabilizou pela realização da reforma do piso das instalações.  “É com muita satisfação acolher de forma especial nosso embaixador do Japão no Brasil e cada um de vocês. E também mostrar o Palácio Hyogo, já revitalizado parcialmente, prestando contas do que já fizemos, inclusive com auditoria da BDO”, declarou.

Na avaliação de Hara, a revitalização deste espaço é fundamental, por ser o local onde as parcerias e negócios entre as empresas japonesas e brasileiras são fortalecidas. A reestruturação do Palácio Hyogo estará finalizada em junho, data em que serão comemorados os 25 anos da visita do imperador do Japão, Akihito, ao Brasil e ao Palácio Hyogo.  “Portanto, este investimento sinaliza que seguiremos construindo o crescimento das relações entre o povo brasileiro e japonês”, disse.

O embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, informou que está há três meses no Brasil. Na avaliação de Hayashi, Curitiba tem uma comunidade nikkei muito desenvolvida. “Nesta câmara são mais de 70 empresas que são parceiros muito importantes para o ciclo econômico japonês”, destacou. O embaixador avaliou que existe potencial para ampliar os negócios entre as empresas dos dois países, em especial aquelas localizadas no Paraná e em Curitiba. “Em nossa embaixada faremos esforço para fortalecer ainda mais as relações comerciais com esta região. Estamos disponíveis para trabalhar com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná para reforçar ainda mais nossos laços econômicos. A embaixada está sempre aberta e trabalharemos em conjunto com o Consulado local para superar desafios”, disse.

Teiji Hayashi se mostrou muito animado pela presença dos empresários jovens, que na sua avaliação sinalizam muita energia para fortalecer os laços comerciais com o Japão. “Quero trabalhar mais com eles em um futuro próximo”, afirmou. O embaixador avaliou que devido à Covid-19, nos últimos dois anos houve troca de integrantes de instituições no Brasil e Japão. “Porém, recentemente o governo japonês abriu mais a fronteira e a perspectiva é que tenhamos mais negócios entre o Japão e o Paraná. Devemos ter mais negócios sobretudo com os jovens empresários”, afirmou.

O embaixador japonês no Brasil destacou que entre os exemplos de atividades que pretende incentivar estão a realização de ações como missão de empresários japoneses de Curitiba e no Paraná ao Japão e a organização de mais seminários sobre alguns setores de negócios específicos que tenham potencial de crescimento. “Agora depois da pandemia temos mais possibilidades de atividades, utilizando mais o online. Temos mais laços com pessoas de Curitiba e vou falar (sobre isso) com colegas e empresários japoneses no Japão, assim como do Brasil de outras regiões”, disse.

O Cônsul-Geral do Japão em Curitiba, Keiji Hamada, destacou que esta foi a segunda visita do embaixador no Brasil a uma instituição, o que mostra a importância da comunidade local. Hamada afirmou que o governo japonês vem se dedicando a incentivar os jovens nikkeis a ter mais interesse pela cultura japonesa. “Por isso fico muito feliz e satisfeito com a apresentação neste sentido da Câmara que acompanhei”, declarou.

Programação

Após discurso do presidente da CCIBJ-PR, houve espaço para apresentação de trabalhos realizados pela instituição. O diretor de Segurança da Câmara, Deputado Estadual Coronel Washington Lee Abe, destacou que seu trabalho na Assembleia Legislativa do Paraná vem sendo realizado para que os empresários nikkeis se conheçam e sejam conhecidos. “O segundo objetivo vem sendo trabalhar para trazer outras empresas do Japão para desenvolverem parcerias aqui no Brasil”, destacou.

Já o Deputado Federal Luiz Nishimori afirmou que as negociações para a vinda de recursos no valor de R$ 180 mil para a reestruturação do Palácio Hyogo começaram em janeiro de 2021. Nishimori lembrou que na oportunidade participou de reuniões para discutir projetos de apoio do governo japonês ao Brasil, em áreas como meio ambiente, agricultura de precisão, saúde e educação. Nishimori finalizou sua fala convidando os empresários presentes a participar de missão econômica ao Japão que será realizada no final de novembro, deste ano.

Já a atual Vice-Presidente da CCIBJ-PR, Vanessa Ishikawa Rasoto, liderou a apresentação sobre a estrutura da Câmara e principais projetos que serão iniciados este ano, dentro do Plano de Ação de 2022 da instituição.  A Vice-Presidente destacou o lançamento do Prêmio Nipo-Brasileiro de Empreendedorismo Inovador que ocorrerá em breve, o novo site da CCIBJ-PR, e projetos de Tecnologia de Informação.

Os detalhes do Prêmio Nipo-Brasileiro de Empreendedorismo Inovador foram apresentados pela diretora de Assuntos Internos da CCIBJ-JR, Bruna Hara. A diretora informou que o projeto, conta com o apoio da CCIBJ-PR, do Sebrae e da Sociedade de Usuários de Tecnologia (Sucesu PR) e foi criado com a missão de fortalecer o networking entre os jovens, estimular o empreendedorismo e enaltecer a importância da CCIBJ-PR no cenário da inovação.

Bruna Hara informou que o prêmio, idealizado pela gestora da CCIBJ-JR, Sônia Shimoyama, tem como diferencial o público-alvo a que se destina: projetos em fase inicial, ideias e/ou soluções em automação industrial, diversificação da economia, educação e agronegócio que ainda não se encontram formatados para apresentação no mercado. “Durante as etapas do prêmio teremos oficinas de capacitação ministradas pelo Sebrae, em que os vencedores terão mentoria por meio da Câmara, para conexão com possíveis investidores.”, informou. Os vencedores ganharão ainda curso de formação para desenvolvimento de sistemas e empreendedorismo pela Oracle, espaço em datas centers pela Amazon, oferecido pela Sucesu  PR.

Em seguida, a diretora de Educação, Gisele Onuki, apresentou o projeto do novo site da CCIBJ-PR que está em fase final de execução. O site, desenvolvido em parceria com a Câmara Junior, busca propiciar um ambiente não apenas informativo como o atual, mas sim participativo, contemporâneo, intuitivo, que traga um ambiente virtual acolhedor. “Queremos que o site possibilite melhor comunicação entre os associados e desperte o interesse em não associados em fazer parte da CCIBJ-PR. Traga informações e permita trocas de oportunidades, produtos e serviços de empreendedores de todos os níveis de maturidade”, disse.

O diretor de Tecnologia e Inovação da Câmara, Fernando Misato, destacou que no plano de trabalho de sua área vai se dedicar a atividades ligadas a três principais grupos de ação: educação, tecnologia e novos negócios. Misato informou que serão criados cursos e workshops sobre marketing digital e tecnologia, para esclarecer dúvidas e capacitar empresários. “Além disso transformar nossa estrutura para receber salas de treinamento, gerando oportunidades e negócios. Queremos ampliar a competitividade destes empreendedores, atraindo mais empresários nikkeis para dentro da câmara”, afirmou.

Ao final foi servido coffee break aos participantes oferecido pela Hachimitsu e pela Kassai Café Especiais, juntamente com a comemoração do aniversário do Deputado Estadual Coronel Washington Lee Abe.

Para ter acesso as fotos do evento, clique aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1cpLmuJaOPS3IJrA2yKYB_ohS3z4jEQ32?usp=sharing

 

Agradecimentos:
Hachimitsu Curitiba
Kassai Café

Sucesu PR
Gelo Urso Polar

Diretoria Educacional
Policiamento das ROTANS e CHOQUES
Banda da Polícia Militar
Professor de Ikebana “Sensei Takashi Suzuki”
@florescer.sayuri (arranjos florais)