Com grade satisfação anunciamos que dia 22/02/2022, Eduardo Iwamoto, diretor jurídico da CCIBJ, defendeu sua tese de doutorado na PUCPR e foi aprovado com louvor. Em sua pesquisa propõe a criação de uma bolsa de energia elétrica. Além de ser uma pesquisa científica inovadora, aborda aspectos práticos relativos aos problemas que serão enfrentados com a abertura do mercado de energia elétrica que deverá ocorrer ao longo do ano de 2024.
A abertura do mercado de energia, na prática, representará a liberdade dos consumidores de qualquer faixa escolherem os seus fornecedores, dando início a uma série de serviços e tecnologias até então desconhecidas aos consumidores cativos. Por ser um mercado ainda inacessível para grande parte dos consumidores, a migração para o mercado livre poderá acarretar uma série de riscos e incertezas na contratação do serviço de fornecimento de energia elétrica.
Por outro lado, a criação de uma bolsa de energia poderá ser uma grande ferramenta para promover a segurança, transparência e circulação de capital. A aquisição de contratos de energia elétrica destinados a uma bolsa de energia irá gerar maior padronização e transparência sobre os preços da energia elétrica, permitindo maior planejamento ao consumidor.
A CCIBJ tem o compromisso de trazer inovação e responsabilidade ambiental para uma sociedade mais justa, e pesquisas como esta nos levam para mais perto de nosso objetivo.
Eduardo Iwamoto é professor de Direito de Energia e Direitos Fundamentais na PUCPR e diretor jurídico da CCIBJ.
Saiba mais: https://www.linkedin.com/in/eduardo-iwamoto-37140819