Acordo entre Brasil e Japão resulta em investimentos a setores prioritários para o fortalecimento dos municípios

Atividades voltadas a áreas econômicas, sociais e ambientais viabilizam melhorias na sociedade nipo-brasileira.

As constantes ações para o desenvolvimento da sociedade promovidas pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e o repasse de recursos para obras de infraestrutura do Palácio Hyogo, em Curitiba (PR), sede da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná (CCIBJ), foram reconhecidas durante evento realizado na noite da última segunda-feira (29), no próprio prédio onde foram alocados os investimentos para reforma, com o descerramento de uma placa e homenagens ao Representante Chefe da instituição no Brasil, Sr. Massayuki Eguchi.

A solenidade foi proposta pelos presidentes, Sr. Arata Hara (CCIBJ) e Denis Akira Ioshii (CCIBJ JR), e contou com a presença do presidente do Conselho Deliberativo do Nikkei, Rui Hara, do Cônsul Geral do Japão, Keiji Hamada, do vice-presidente da CCIBJ, Hirofumi Nakagiri, do vice-presidente cultural e coordenador dos Matsuris, Nelson Tossa, do presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR), Jorge Calado, associados da CCIBJ e de autoridades políticas de Curitiba e de municípios do interior do Paraná.

Nos últimos anos, a contratação de recursos oriundos de parcerias entre os dois países, por intermédio de JICA, tem possibilitado a propagação de melhorias estruturais, sociais e ambientais em vários municípios brasileiros. Os projetos de cooperação técnica visam ampliar o conhecimento e promover a qualidade de vida dos envolvidos, proporcionando a troca de experiências e agregando riquezas culturais de ambas as partes.

A Agência tem como objetivo apoiar, assistir e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico dos países, utilizando diferentes modalidades de assistência, se adequando às necessidades de cada região. Entre as ações já propostas pela JICA, estão treinamentos no Japão para aperfeiçoamento técnico de brasileiros, cooperação triangular, financiamentos para o setor privado, parcerias público-privadas, bolsas de estudo para a comunidade Nikkei, envio de voluntários, aquisição de equipamentos e projetos comunitários.

A JICA está presente em mais de 150 países e no Brasil atua há mais de 60 anos. Entre as ações da assistência japonesa no território brasileiro pode-se destacar investimentos de 440 bilhões de ienes para as mais variadas áreas, incluindo meio ambiente, saúde, agricultura, segurança pública, infraestrutura, entre muitas outras; contribuição para a produção doméstica de vacinas contra sarampo e poliomielite; envio de um total de 3.325 peritos da JICA; desenvolvimento de 345 mil hectares de terras agrícolas no Cerrado, com aumento de 65% das terras aráveis, de 500% do volume de produção e de 300% da produtividade; contribuição para a melhoria da saúde materno-infantil por meio da humanização do parto pelo “Projeto Luz”; contribuição para a queda de 40% do desmatamento da Floresta Amazônica em quatro anos, em cooperação com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA); e treinamento de mais de 12.000 técnicos brasileiros.

No Paraná, desde a década de 1990, a instituição repassa recursos para implementar a implantação de rede de água e esgoto na região metropolitana de Curitiba e litoral paranaense. “Acreditamos que a sabedoria e a experiência do Japão possam contribui para o desenvolvimento da sociedade e na aplicação de cidades inteligentes”, disse o Representante Chefe da JICA.

Intermediando as relações sociais e econômicas entre os países, a CCIBJ está presente no dia a dia do paranaense desde 1979. Com o objetivo de estreitar e consolidar e auxiliar no desenvolvimento do comércio e da indústria no estado do Paraná por meio de investimentos japoneses na região. As relações de cooperação também têm resultado em investimentos em todas as áreas de atuação. Entre elas destacam-se os tratados diplomáticos de coirmandade assinados entre os municípios de Maringá e Kakogawa, Londrina e Nishinomiya, Paraná e Hyogo, Curitiba e Himeji, e Paranaguá e Awaji-shi.

A Câmara de Comércio possui uma variedade de ações possibilitando que a comunidade japonesa possa encontrar subsídios para se desenvolver, com questões voltadas para a internacionalização de empresas, formação profissional, crescimento e desenvolvimento dos associados, relações governamentais, mediação e arbitragem, empreendedorismo, sustentabilidade e serviço de tradução e interpretação.

Os investimentos da JICA na revitalização da sede da CCIBJ, no Palácio Hyogo, que possui mais de 40 anos, possibilitam que os encontros comerciais e as ações voltadas ao crescimento da comunidade nipo-brasileira possam serem feitas em um ambiente favorável. “Toda essa conquista é um esforço da diretoria e de todos os associados”, agradeceu Hara.