CCIBJ responde 3: cuidados a serem tomados por grávidas quanto ao coronavírus

Especialistas da emissora pública irão responder questões de nossos ouvintes sobre o novo coronavírus.

A pergunta é “quais cuidados grávidas devem tomar”.

Resposta: Com o surto de coronavírus, a Sociedade Japonesa para Doenças Infecciosas em Obstetrícia e Ginecologia publicou um documento oferecendo recomendações a gestantes e mulheres que estejam tentando engravidar.

Segundo ela, até o momento não há informações de que mulheres grávidas tenham maior probabilidade de desenvolver sintomas graves devido ao coronavírus. Também não há informações quanto ao vírus causar problemas no feto.

No entanto, o grupo avisa que, em geral, gestantes podem ficar em situação grave caso desenvolvam pneumonia.

Ele recomenda a mulheres grávidas que tomem precauções como lavar bem as mãos com sabão e água corrente, principalmente após terem saído de casa e antes de refeições. Também recomenda o uso de desinfetantes contendo álcool.

Outras precauções incluem evitar entrar em contato com pessoas que tenham febre e tosse, usar máscaras de proteção e evitar tocar nariz e boca com as mãos.

O professor Satoshi Hayakawa, da Faculdade de Medicina da Universidade Nihon, redigiu o documento e diz que entende a ansiedade sentida pelas gestantes. No entanto, ele as exorta a agir com base em informações confiáveis e corretas, pois há todo o tipo de informações errôneas circulando durante um surto de uma doença infecciosa.