header

Há mais de 30 anos a Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná auxilia no desenvolvimento do comércio e indústria do estado do Paraná promovendo a vinda de investimentos japoneses na região.

Fundada por um grupo de visionários composto em sua maioria por comerciantes e industriais nipo-brasileiros liderados por Iosio Antônio Ueno (empresário e deputado federal por oito mandatos consecutivos), a instituição sempre focou seus trabalhos no estabelecimento de um contato permanente com o Japão a fim de estreitar e consolidar as relações comerciais e econômicas entre ambas as nações.

Esta bem-sucedida conexão bilateral com o Japão gerou a promoção de inúmeras parcerias não só no âmbito comercial, mas também a nível diplomático e de cooperação. Dentre as ações de cooperação coordenadas pela Câmara, destacam-se os tratados diplomáticos de co-irmandade assinados entre os municípios de Maringá e Kagogawa, além de Londrina e Nishinomiya, exemplos concretos do idealismo que sempre norteou os trabalhos exercidos pela instituição ao longo de sua história.

A consultoria político-administrativa prestada não só aos seus associados, mas a várias comitivas de empresários japoneses que constantemente visitam nosso país foi fundamental para a vinda de inúmeras empresas ao Paraná e ao Brasil, tais como SONY, FURUKAWA, DENSO, HARIMA, FUJIMURA, SYSMEX, YAZAKI, KURASHIKI, KOYO STEERING (hoje JTKET), KAWASAKI, HAMAYA, entre outras, o que certamente contribuiu e contribui para a geração de emprego e renda no estado.

Sony-Akio-Morita-site

Akio Morita, presidente e fundador da Sony recebe a diretoria executiva da CCIBJ do Paraná na sede da empresa em Tóquio (1976).
Era o início das negociações em torno da vinda da empresa ao país.

Além do auxílio na vinda das multinacionais japonesas citadas acima, a instituição ainda desempenhou papel decisivo na viabilização do Instituto de Tecnologia do Paraná – TECPAR e na criação do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade – IBQP, no intuito de transferir tecnologia de produção do Japão para o Brasil através da implantação do sistema Kanbam ou Just in Time (hoje referência no mundo).

Na década de 80 a Câmara mediou uma série de reuniões entre os governos do Paraná e Hyogo.
Na foto: uma das primeiras reuniões acerca do projeto de viabilização do TECPAR, constituído em parceria do Japão.

reuniao-1978

Portanto, a Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná consolida-se como um canal diplomático que tem por objetivo o desenvolvimento econômico do estado através da promoção de novos investimentos japoneses na região, além da proposição e mediação de acordos de cooperação bilaterais que visem a manutenção das relações internacionais vigentes.

日本語訳

30年以上にわたりパラナ日伯商工会議所は日本から地域への投資の到来を推進し、パラナ州の貿易と産業開発を支援しています。

 

日伯間において、商工業ならびに貿易関係に携わっている数多くの実業家及び大いなる理想を掲げたグループによって商工会議所は生まれ、日本との永久的な接触その確立、そして、常に労働、業務を優先し、また、主要な商工業界が中心となって諸外国との関連性をより堅実化するためのものであります。

 

連携協力活動の中で、姉妹都市マリンガ市・加古川市、ロンドリナ市・西ノ宮市の外交系列条約があります。長年導いてきた当会議場の観念論の具体的な例です。

 

当商工会議場が提供する行政・経営のコンサルティングは所属会員へのみだけではなく、日本から訪問していただくビジネスマンにも広がり、ソニー、古河電工、日本電装、ハリマ化成、フジムラ(カネボウシルク)、シスメックス、ヤザキ、クラシキ、コヨステリング(現在JTEKT),イグアスインスタントコヒー、カワザキ、ハマヤ等の企業がブラジル・パラナ州へ来ていただく手助けを致しました。そのため州への雇用や所得の増加貢献になりました。

 

上記日本企業の他、日本から生産技術移転の目的で、日伯工業技術センター(現在TECPAR)とブラジル品質・生産研究所(IBQP)の実現、看板システム及びジャストインタイムシステム(現在世界参考になっている)実施の決定的な役割を果たしました。

 

当商工会議所の支援資金は日本企業とパラナ州からになっております。 我々は二国間外交チャンネルであり、両国を含む貿易パートナーシップが主なツールで、パラナ州の経済発展が最大の目標です。